Fifa pode punir CBF por contratação de Ancelotti - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

30 de mai. de 2025

Fifa pode punir CBF por contratação de Ancelotti

 


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pode ser alvo de punição por parte da Fifa por ter intermediado a negociação com o técnico Carlo Ancelotti por meio de um empresário que não possui registro oficial como agente de futebol. O contrato foi firmado pela antiga gestão da entidade com o consultor Diego Fernandes, que ainda não é licenciado pela Fifa ou pela própria CBF, como exige a legislação vigente.

O valor da intermediação, estipulado em R$ 7,6 milhões, também está em análise pela nova diretoria da CBF, sob o comando de Samir Xaud. A atual gestão informou que os termos do acordo com Ancelotti foram definidos anteriormente, na administração de Ednaldo Rodrigues, e que a situação está sendo apurada pela área de governança e pelo departamento jurídico da entidade.

CONTRATO CONTRARIA REGULAMENTOS

Segundo especialistas, a CBF infringiu não só o regulamento da Fifa, que restringe a intermediação a agentes licenciados, como também o seu próprio regulamento nacional, em vigor desde outubro de 2023. No Brasil, por decisão judicial, o regulamento da Fifa foi suspenso, mas o regulamento nacional da CBF segue vigente e também exige o registro do agente como pré-requisito para atuar.

"Apenas agentes devidamente licenciados podem prestar serviços de intermediação", destaca o artigo 11 do Regulamento de Agentes da Fifa. Isso impede que consultores ou terceiros não registrados realizem qualquer negociação envolvendo clubes, atletas ou treinadores.

DEFESA DO EMPRESÁRIO

Em nota, Diego Fernandes alegou que atuou como consultor e que pretende solicitar seu registro como agente junto à CBF apenas após a formalização do contrato. Ele afirma que sua atuação respeita as normas em vigor e justifica a ausência de registro pela urgência da negociação com Ancelotti.

"Diego atuou formalmente como consultor, em função do curto prazo de tempo que se deu o desafio da negociação", diz a nota.

O pagamento, segundo ele, só será feito após a devida regularização como agente de futebol.

NOVA GESTÃO AVALIA RESPOSTAS

Diante da notificação oficial da Fifa, a CBF busca argumentos para se isentar de responsabilidade, já que a contratação foi conduzida pela administração anterior. Ainda assim, a entidade admite que houve falha no cumprimento das normas atuais. A condução do caso pode resultar em advertência ou até sanções mais severas, caso a Fifa entenda que houve má-fé ou omissão.

O episódio levanta dúvidas sobre a transparência e o rigor na aplicação das regras internas da entidade máxima do futebol brasileiro, especialmente em um momento em que a governança está em evidência dentro do esporte.

 Fonte meio

Nenhum comentário:

Postar um comentário