Governo do Piauí lança edital com 256 bolsas para mestrado e doutorado - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

30 de mai. de 2025

Governo do Piauí lança edital com 256 bolsas para mestrado e doutorado

 


O Governo do Estado do Piauí, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do

 Estado do Piauí (Fapepi), lançou o Edital nº

 003/2025 do Programa de Apoio à Pós-

Graduação Stricto Sensu (PAPG), que

 disponibiliza bolsas de mestrado e doutorado para programas de pós-graduação recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculados a instituições de ensino ou pesquisa situadas no estado. 

O objetivo é fortalecer a formação de recursos humanos altamente qualificados em áreas estratégicas para o desenvolvimento científico e tecnológico do Piauí.

Serão ofertadas 216 bolsas de mestrado, com duração de até 24 meses, e 40 bolsas de doutorado, com duração de até 48 meses. Os projetos devem se enquadrar em pelo menos um dos eixos temáticos prioritários: Agro, Meio Ambiente, Tecnologia da Informação e Mineração. Também serão aceitas propostas com temática livre, desde que voltadas à produção de conhecimento científico inovador.

PROCESSO DE SELEÇÃO

O processo de seleção será realizado em duas etapas, sendo habilitação e avaliação de mérito. A submissão das propostas pode ser feita no sistema SIGFAPEPI até o dia 9 de junho de 2025. Os critérios de elegibilidade incluem estar situado no estado do Piauí e vinculado a uma instituição de Ensino e/ou Pesquisa, estar em funcionamento e reconhecido pela Capes.

A iniciativa contará com investimento total de R$ 16.838.400,00 oriundos do Tesouro Estadual, conforme previsto na programação orçamentária da Fapepi. A concessão das bolsas será condicionada à disponibilidade orçamentária e ao cumprimento dos critérios do edital.

 Fonte meio

Nenhum comentário:

Postar um comentário