Governador entrega títulos em assentamentos de Batalha

Governador entrega títulos em assentamentos de Batalha

leandro santos
0

Foto: Gabriel Paulino / CCOM

O Governo do Estado, por meio do Instituto de Terras do Piauí (Interpi), realizou nesta sexta-feira (13) a maior entrega de títulos de propriedade rural do Piauí. A cerimônia ocorreu no assentamento Macambira, no município de Batalha, no norte do estado, e contemplou 911 famílias com a titulação de suas terras.

Com essa entrega, o Governo do Estado soma mais de 10 mil títulos rurais distribuídos durante a atual gestão. Somando-se aos mais de 70 mil títulos urbanos já entregues, cerca de 80 mil famílias, da zona rural e urbana, passaram a ter o direito à terra formalizado.

A comunidade Macambira é uma das maiores áreas de assentamento da América Latina, com cerca de 3 mil famílias. A ocupação teve início em 1929, e em 1983 o Estado do Piauí realizou a desapropriação do território, até então pertencente à Diocese. Em 2024, 589 famílias haviam recebido seus documentos. Com a nova entrega, o total chega a 1.500 títulos.

Segundo o governador Rafael Fonteles, a titulação representa segurança jurídica e possibilidade de acesso a crédito e políticas públicas. “Essa é a maior entrega de títulos de propriedade rural da história do Piauí. Com o registro em cartório, é possível acessar crédito e políticas públicas”, afirmou.

O diretor do Interpi, Rodrigo Cavalcante, afirmou que a ação cumpre determinação do governador de ampliar a titulação de terras no estado. “Hoje fizemos a maior entrega da história do Interpi. Trabalhadores rurais da Macambira, em Batalha, passam a ter acesso a políticas públicas, crédito e direitos. Seguiremos com esse trabalho em todo o estado”, disse.

Entre os beneficiados está João Batista Mesquita, que aguardava a titulação de sua terra. “Antes, não tínhamos documento que comprovasse a posse. Agora, com o título, posso dizer que a terra é minha. Moro aqui há mais de 30 anos e cultivo arroz, milho e feijão com meu filho em dois hectares e meio”, afirmou o morador do assentamento Macambira.

Fonte Cidade verde

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Tá bom, aceito!) #days=(20)

Aceite nossos termos de uso para melhor experiência! Leia aqui
Ok, Go it!