Mulheres têm mais anos de estudo que homens no Piauí, aponta IBGE

Mulheres têm mais anos de estudo que homens no Piauí, aponta IBGE

leandro santos
0

 Foto: Freepik

As mulheres no Piauí possuem mais anos de estudo do que os homens. É o que revela a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), referente ao ano de 2024, divulgada nesta sexta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo a pesquisa, 47,9% das mulheres piauienses com 25 anos ou mais de idade têm 12 anos, ou mais de estudo — o equivalente ao ensino médio completo. Entre os homens, esse percentual é de 38,2%, uma diferença de 9,7 pontos percentuais.

No total, apenas 43,2% das pessoas com mais de 25 anos possuem 12 anos ou mais de estudo. Esse é o menor índice nacional.

Entre os menos escolarizados — com menos de cinco anos de estudo — a situação se inverte. Os homens apresentavam maior proporção que as mulheres, com 29,3% entre os homens e 22,9% entre as mulheres.

Foto: Freepik

Disparidade racial

A desigualdade também se refletiu nos recortes raciais. Entre as pessoas brancas, 50,5% possuem 12 anos ou mais de estudo. Já entre pretos ou pardos, esse percentual é de 41,5%.

Nos níveis mais baixos de escolaridade, a situação se inverte. 22,3% das pessoas pretas ou pardas têm menos de cinco anos de estudo, frente a 16,8% entre as brancas.

Cenário nacional

Em todo o Brasil, 56,4% das pessoas com 25 anos ou mais, têm 12 anos ou mais de estudo. A tendência nacional também mostra vantagem para as mulheres, com 58,2%, contra 54,4% entre os homens.

O levantamento também indica maior escolarização entre pessoas brancas (63,8%) em comparação às pretas ou pardas (50,5%).

Fonte Cidade verde

Tags

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Tá bom, aceito!) #days=(20)

Aceite nossos termos de uso para melhor experiência! Leia aqui
Ok, Go it!