Foto: Ascom/ Imepi

O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) apreendeu 30 balanças de pesagem irregulares na quinta-feira (21), no Mercado Central e também no Mercado do Parque Piauí, em Teresina.
Em uma ação realizada no início da semana, também foram apreendidas cerca de 20 balanças falsificadas na Nova Ceasa, na zona sul de Teresina.
Segundo o Imepi, a fiscalização faz parte do Plano Nacional de Vigilância do Mercado do Inmetro, realizado em todo o Brasil durante o mês de agosto, em alusão ao Dia do Feirante, comemorado na próxima segunda-feira (25).
De acordo com o diretor-geral do Imepi, Júnior Macedo, o foco da ação são as feiras livres de Teresina e também do interior do estado.
“As balanças apreendidas no Mercado Central, no Parque Piauí e na Nova Ceasa não possuem modelo aprovado pelo Inmetro. São balanças piratas, que estavam lesando o consumidor no momento da pesagem dos produtos. Atendendo ao plano de vigilância do mercado, o setor de metrologia tem intensificado, neste mês, a fiscalização desse tipo de instrumento de pesagem em diversos municípios do Piauí”, explicou.
Foto: Ascom/ Imepi

O que é uma balança falsificada
Uma balança pode ser considerada pirata quando as informações estão em língua estrangeira ou quando o equipamento não possui o selo de verificação do Inmetro. Durante a vistoria, os fiscais do órgão realizam uma série de testes de pesagem para comprovar se a balança é verdadeira ou falsa.
Ainda segundo o Imepi, a fiscalização seguirá até o próximo sábado (23).
O órgão informou ainda que, em caso de irregularidades, o consumidor pode enviar uma denúncia, tirar dúvidas, fazer reclamações ou sugestões por meio da Ouvidoria do Imepi, pelo telefone (86) 99456-1921 ou pelo aplicativo Fala Consumidor, disponível para download nas lojas de aplicativos.