Déficit existe em qualquer prefeitura", diz ex-secretário João Henrique em CPI

Déficit existe em qualquer prefeitura", diz ex-secretário João Henrique em CPI

leandro santos
0

 Foto: Tarcio Cruz/Cidadeverde.com

O ex-secretário de Planejamento de Teresina, João Henrique Sousa, prestou depoimento na manhã desta quarta-feira (3) na CPI do déficit bilionário instalada na Câmara Municipal. Durante a oitiva, o ex-gestor confirmou a existência do déficit nas contas públicas, mas defendeu que a situação não representa um rombo exclusivo da gestão do ex-prefeito Dr. Pessoa.

Segundo João Henrique, os saldos negativos são uma realidade comum na administração pública municipal. “Déficit existe em qualquer prefeitura do Brasil. Você não vai em nenhuma das 5.750 prefeituras do Brasil que feche o seu final do ano com absolutamente empate. Toda a prefeitura vai levando algum déficit. Isso é absolutamente natural”, declarou.

A CPI investiga o déficit superior a R$ 3 bilhões apontado pelo atual prefeito, Silvio Mendes. O colegiado já ouviu gestores da administração atual e da anterior para esclarecer a real situação fiscal da capital.

O ex-secretário também foi questionado sobre desapropriações feitas durante a gestão de Dr. Pessoa. “Houve aquisição, houve desapropriação de áreas, como em todo governo. O governo do prefeito Silvio Mendes já fez duas desapropriações, e isso é absolutamente normal em governos. O governo desapropriou por utilidade pública”, explicou.

João Henrique ainda destacou que o uso de recursos de empréstimos poderia incluir desapropriações, contrariando críticas feitas em audiências anteriores. “É evidente que poderia, está claríssimo na lei. Lá diz desapropriação de áreas, áreas que são entendidas como necessárias para o desenvolvimento da cidade ou para a utilidade pública com relação à população”, afirmou.

A comissão deve seguir ouvindo ex-gestores e técnicos nos próximos dias antes da elaboração do relatório final.

Tags

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Tá bom, aceito!) #days=(20)

Aceite nossos termos de uso para melhor experiência! Leia aqui
Ok, Go it!