Silvio Mendes pede paciência e diz que cidade já está mais limpa após decreto

Silvio Mendes pede paciência e diz que cidade já está mais limpa após decreto

leandro santos
0

 Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

O prefeito de Teresina, Silvio Mendes, avaliou na manhã desta quarta-feira (3) as primeiras medidas adotadas após o decreto de emergência na limpeza pública da capital, em vigor desde o dia 25 de agosto. A medida foi tomada após falhas na coleta de lixo e dificuldades de pagamento aos trabalhadores pela empresa responsável pelo serviço.

Silvio Mendes afirmou que já é possível notar mudanças, mas reconheceu que ainda há muito a ser feito. “Já dá para a gente ver a diferença, a cidade está um pouco mais limpa, mas está longe da cidade que nós queremos. Já melhorou, os caminhoneiros, os garis que começaram a limpar a cidade, eles já demonstram o resultado. Mas é preciso melhorar muito”, disse.

O prefeito ressaltou que a empresa vencedora da licitação emergencial ainda não iniciou a operação, mas já está se organizando para reforçar a coleta. “A empresa propriamente dita que ganhou a licitação emergencial ainda não entrou em campo, mas ela já está fazendo movimentos no sentido de levar os garis, os caminhoneiros que conhecem. Para que a cidade volte a ser limpa como ela merece”, declarou.

Durante a entrevista, Mendes pediu paciência à população diante das reclamações sobre pontos onde ainda há acúmulo de lixo. “Aproveito as oportunidades que você me dá, é que ainda tem algumas reclamações que passam para o meu telefone, para o meu WhatsApp, reclamando que tem lixo aqui e acolá. Por favor, tenham um pouquinho de calma, que o problema maior foi superado, que é a decisão judicial para a gente trabalhar diretamente com as empresas e acabar com essa novela que parecia não ter fim. Então tenham um pouquinho mais de paciência, a cidade está sendo limpa e mais aí uns 15, 20 dias você não vai ter essa reclamação”, afirmou.

Foto: Renato Andrade/Cidadevrde.com

Com o decreto, a prefeitura pode contratar diretamente cooperativas de caminhoneiros e garis, sem a intermediação da empresa que, segundo o gestor, não repassou pagamentos mesmo após receber recursos da administração municipal. A expectativa é que até o dia 10 de setembro novas empresas assumam integralmente os serviços.

Na última semana, a Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb) publicou a Portaria nº 91/2025, que incluiu 32 caminhões da empresa Morais, Marques & Cia Ltda ao Sistema Integrado de Limpeza Pública. Os veículos, com capacidade entre 6m³ e 12m³, foram requisitados para reforçar a coleta durante o período de emergência.

Silvio Mendes também lembrou que o decreto tem validade de 90 dias e que a meta é estabilizar o serviço de coleta antes do período chuvoso. “O problema maior foi resolvido, que era a gente poder trabalhar diretamente. Agora é seguir com o reforço dos garis e dos caminhoneiros para que Teresina volte a ser uma cidade limpa”, completou.

As inscrições para novos trabalhadores seguem abertas em dois pontos: na sede da cooperativa dos caminhoneiros, na avenida Wall Ferraz, e em um posto na avenida João Antônio Leitão, zona Leste da cidade. 

Tags

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Tá bom, aceito!) #days=(20)

Aceite nossos termos de uso para melhor experiência! Leia aqui
Ok, Go it!