Apagão atinge mais de 10 estados durante a madrugada desta terça (14); veja vídeos e fotos

Apagão atinge mais de 10 estados durante a madrugada desta terça (14); veja vídeos e fotos

leandro santos
0

Moradores de várias regiões do país relataram um apagão no início da madrugada desta terça-feira. Ao menos onze Estados teriam sido afetados. Em alguns casos foi notada uma queda de apenas alguns segundos da energia elétrica. Em outros, as ruas e os imóveis ficaram até 20 minutos sem luz.


Moradores de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Minas Gerais e Santa Catarina, por exemplo, relataram apagões que duraram entre 30 minutos e uma hora, de acordo com informações das concessionárias locais e relatos nas redes sociais.


Em São Paulo, quase um milhão de pessoas foram afetadas. Em Santo André, no ABC paulista, moradores publicaram vídeos de bairros sem luz no início da madrugada.

A CBN procurou a Enel e, em nota, a empresa disse que a interrupção de energia - que afetou clientes da distribuidora nessa madrugada, por volta de meia-noite e meia - foi causada pela atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga - que é um procedimento de corte de carga. Essa ação acontece de forma automática, quando alguma ocorrência é identificada no sistema de transmissão de energia elétrica, para proteger a rede elétrica.


Ainda segundo a Enel, em oito minutos, os 937 mil clientes afetados em São Paulo tiveram o serviço normalizado.


Já o governo federal, através do Ministério de Minas e Energia, disse que uma possível causa do incêndio foi um incêndio em subestação no Paraná. Apesar disso, destacou que a causa certa ainda está em apuração.



'O retorno dos equipamentos e a recomposição das cargas se deu de maneira controlada, logo nos primeiros minutos, sendo que até 1h30min todas as cargas das Regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro - Oeste foram restabelecidas. As cargas da Região sul foram recompostas totalmente por volta de 2h30min'.


Por fim, a pasta ainda comenta que uma reunião preliminar está programada para esta terça-feira (14) com 'os principais agentes envolvidos para identificar as causas e o ONS deverá realizar reunião preliminar de Análise da Perturbação para início de elaboração do Relatório de Análise da Perturbação até sexta-feira (17)'.
Fonte CBN
Tags

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Tá bom, aceito!) #days=(20)

Aceite nossos termos de uso para melhor experiência! Leia aqui
Ok, Go it!