Deputada comemora aprovação de licença maternidade inédita na Alepi

Deputada comemora aprovação de licença maternidade inédita na Alepi

leandro santos
0

 Foto: Renato Andrade/ Cidade Verde

deputada estadual Ana Paula (MDB) destacou a importância da aprovação do projeto que regulamenta, pela primeira vez na história da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), as licenças maternidade e paternidade para parlamentares. A proposta, apresentada pela Mesa Diretora e aprovada nesta terça-feira (7), prevê licença de até 120 dias para mães e cinco dias corridos para pais.


Em entrevista, Ana Paula comemorou a conquista e defendeu que o avanço representa um passo importante no reconhecimento dos direitos das mulheres.

"É uma conquista nossa, de nós mulheres, é uma conquista muito importante. Aprovando essa matéria, as mães terão mais tempo para ficar com os filhos. Muitas vezes as mães ficavam internadas e descontavam o tempo da licença, e hoje vai ser diferente, elas terão direito a mais dias para poder estar com seus filhos. Não existe coisa melhor, principalmente nos primeiros dias de vida”, afirmou.

A deputada ressaltou também o simbolismo do momento, lembrando que, em 190 anos de história, a Alepi teve 17 deputadas, mas nenhuma havia usufruído de licença maternidade. “Ao longo desses 190 anos muitas conquistas as mulheres tiveram, desde quando não podiam votar até poderem ser candidatas. Hoje temos esse momento importante para as deputadas, mas ainda há muito a avançar”, disse.

Ana Paula defendeu mais espaço para mulheres na política e criticou a necessidade constante de provar capacidade. “Nós, mulheres, temos que conquistar cada vez mais o nosso espaço, mostrar o nosso valor. Não precisamos provar para ninguém que somos capazes, porque nós somos. As mulheres são competentes e vivem numa guerra sempre tendo que provar isso. É hora de acabar com isso”, afirmou.

Com a aprovação, o Piauí se junta a estados como Amazonas, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Paraíba e Pernambuco, que já preveem licença parental nos regimentos. A deputada Bárbara do Firmino (PP) será a primeira a usufruir da licença-maternidade na Alepi, em um marco que, segundo Ana Paula, simboliza o fortalecimento da representação feminina no Legislativo piauiense.

Tags

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Tá bom, aceito!) #days=(20)

Aceite nossos termos de uso para melhor experiência! Leia aqui
Ok, Go it!