.jpeg)
Durante a abertura da Campus Party nesta sexta-feira (10), o governador Rafael Fonteles destacou a importância de eventos que incentivam inovação, tecnologia e empreendedorismo no Piauí. A segunda edição da Campus Party Weekend Piauí acontece de 10 a 12 de outubro no Centro de Convenções de Teresina, com entrada gratuita.
Segundo Rafael Fonteles, o evento aproxima a população das tecnologias desenvolvidas pelo governo e setor privado.
“Isso significa geração de oportunidades para o nosso povo, porque a gente está na economia do conhecimento. Cada vez mais a tecnologia se torna determinante no desenvolvimento. E por isso que todo o povo, quanto mais gente da população estiver envolvida nesse verdadeiro movimento de inovação, de tecnologia, de empreendedorismo, mais chance de termos um lugar desenvolvido com oportunidades para as pessoas”, afirmou.
O governador Rafael Fonteles destacou a metodologia consolidada e a relevância da Campus Party como evento de tecnologia e empreendedorismo. Segundo ele, a Campus Party é “realmente um selo de qualidade, uma metodologia vencedora".
Fonteles afirmou ter convicção de que o evento permanecerá no calendário do Piauí, pois representa “um grande coroamento dessa cultura empreendedora, tecnológica, de força empreendedora, com a inovação que estamos desenvolvendo no estado, desde as escolas até as grandes empresas”.
De acordo com o governador, todas as soluções de tecnologia aplicadas em educação, saúde, segurança, infraestrutura e na própria Secretaria de Economia Digital e Inteligência Artificial são apresentadas no evento, permitindo que o público conheça plataformas e ferramentas que já estão disponíveis.
“Resta, portanto, à população conhecer. Por isso que um evento como esse é muito importante para difundir soluções que já estão disponíveis, para que o povo consiga resolver suas demandas junto ao poder público de maneira mais ágil, fácil e resolutiva, usando a internet, a tecnologia e as plataformas que já desenvolvemos em prol do cidadão”, explicou.
O governador destacou ainda as oportunidades de empreendedorismo e desenvolvimento econômico proporcionadas pelo evento. “Tudo isso são oportunidades para desenvolver negócio, e negócios representam empregos e, portanto, mais oportunidade, mais desenvolvimento, um mundo melhor, mais feliz para todos os piauienses”.
.jpeg)
Pioneirismo
Francisco Farrugia, presidente global da Campus Party, destacou durante o evento no Piauí a importância do estado no cenário tecnológico nacional. Segundo ele, “o Piauí é o único estado que tem uma Secretaria de Inteligência Artificial e de Negócios Digitais. Não há outro estado no Brasil que tenha isso. Nenhum estado tem na currículo educacional inteligência artificial no ensino médio. Quem não tiver um mínimo de linguagem de tecnologia digital e de inteligência artificial será como alguém que não sabe ler nem escrever dentro de 5 ou 10 anos”.
Farrugia também ressaltou que a criação de um ecossistema de inovação local contribui para reter talentos no estado.
“Se você cria o ecossistema aqui, essas pessoas vão permanecer para desenvolver ainda mais o Piauí, ao invés de buscar oportunidades em outros estados ou no exterior. Isso é a coisa mais importante e diferente que tem no Piauí”, explicou.
Estrutura e destaques da Campus Party Weekend Piauí
O evento oferece palestras, oficinas, experiências imersivas, arenas de eSports, robótica e atividades práticas que conectam tecnologia, criatividade e empreendedorismo. A coordenação é da Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA), com apoio do Piauí Instituto de Tecnologia (PIT).
A programação atende diferentes perfis, do curioso ao especialista:
What’s Next: palco principal com talks e cerimônias de abertura e encerramento;
Palco Petrobras: cases, tendências e carreiras digitais;
Palco Tech: engenharia de software, IA, UX, dados e inovação pública;
Arena Disrupção: ideathons, oficinas de pitch, maratonas e demoday;
Arena TRON: robótica, astronomia e educação tecnológica;
Arena de Drone Petrobras: pilotagem prática e workshops;
Campus Play: torneios gamer presenciais, incluindo LoL, CS2 e EAFC25, com premiação de R$ 10 mil.
Abertura e programação
A abertura oficial acontece nesta sexta-feira, no palco What’s Next, com a apresentação “Cosmos: Inspirando mentes e transformando o mundo”, com o humorista Whindersson Nunes e o Projeto Saturno.
No sábado (11), funcionaram a Arena de Drones e o Campus Play, com oficinas e competições, debates sobre IA, adolescência digital, ética tecnológica, Python, robótica e astronomia.
No domingo (12), o foco será empreendedorismo e carreiras digitais, com o painel “Inovação e Empreendedorismo para o Futuro do Piauí”, oficinas de órbitas planetárias e o demoday da Maratona de Negócios.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site oficial da Campus Party.