Lula quer reunião com Trump para discutir tarifas contra o Brasil

Lula quer reunião com Trump para discutir tarifas contra o Brasil

leandro santos
0

 


Jacarta, 24/10/2025 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante encontro na Secretaria-Geral da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN). Foto: Ricardo Stuckert/PR
© RICARDO STUCKERT/PR

O presidente Lula mostrou nesta sexta-feira ter interesse em se reunir com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e dizer que as tarifas contra o Brasil foram um erro. O encontro está previsto para o próximo domingo, em Kuala Lumpur, capital da Malásia.  Os dois líderes vão participar da 47ª Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático.

A declaração de Lula aconteceu durante o encerramento da visita à Indonésia, antes do embarque para a Malásia. O presidente afirmou que o Brasil está à disposição para sentar e negociar e que vai mostrar os equívocos das tarifas e das sanções a autoridades brasileiras.

Lula disse ainda que será uma boa reunião para Trump e para o Brasil, com discussões sem veto sobre qualquer assunto, desde Gaza, Ucrânia, Rússia, Venezuela até terras raras. Sobre as ações americanas de combate às drogas na região da América Latina, com ataques a embarcações de possíveis traficantes, Lula citou a necessidade de respeito às regras internacionais.

Lula chegou a Kuala Lumpur, na manhã desta sexta-feira, fim da tarde no horário local. A participação na Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático é considerada estratégica pelo governo brasileiro. 

Em 2024, o bloco econômico foi o quinto maior parceiro comercial do Brasil no mundo. Ainda foi o quarto maior destino das exportações brasileiras e responsável por 20% de todo o superávit da balança comercial brasileira, com saldo positivo de USD 15,5 bilhões de dólares.

Tags

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Tá bom, aceito!) #days=(20)

Aceite nossos termos de uso para melhor experiência! Leia aqui
Ok, Go it!