Pelo menos 20 pessoas morreram e outras 320 ficaram feridas após um terremoto de magnitude 6,3 atingir o Norte do Afeganistão. O número pode aumentar, segundo as autoridades locais. O Serviço Geológico dos Estados Unidos emitiu um alerta laranja, que além de indicar muitas vítimas, aponta a possibilidade de danos generalizados.
O órgão também informou que o tremor aconteceu a 28 quilômetros de profundidade e próximo à cidade de Mazar-e Sharif, que tem mais de 500 mil habitantes. De acordo com o Ministério da Defesa do governo Talibã, as províncias de Balkh e Samangan foram as mais afetadas.
Equipes militares de resgate e assistência foram enviadas para socorrer os feridos e apoiar as famílias atingidas. Já o Ministério da Saúde informou que todos os hospitais da região estão em alerta, e as equipes de emergência permanecem em operação.
O terremoto também danificou parte do santuário histórico da Mesquita Azul, um dos monumentos mais importantes de Mazar-e Sharif. O Afeganistão está numa das zonas sísmicas mais ativas do planeta, o que o torna altamente vulnerável a tremores.
Em agosto, um terremoto seguido de fortes réplicas matou mais de duas mil e duzentas pessoas no sudeste do país.
Fonte cbn