O Ministério da Educação (MEC) oferece 26 mil vagas para a edição do próximo ano do Partiu IF, o Programa Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades. A iniciativa tem como objetivo facilitar o acesso de estudantes da rede pública de ensino à Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica.

As vagas são destinadas para alunos do 9º ano do ensino fundamental que cursaram integralmente a rede pública e que se autodeclarem negros, indígenas, quilombolas, que tenham deficiência ou renda familiar por pessoa de até um salário mínimo.
A seleção de alunos será feita partir deste mês e vai durar até março de 2026. O edital com o calendário e os prazos ainda será publicado pelas instituições de ensino.
Trinta e sete instituições federais de todo o país, além do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e do Colégio Pedro II, oferecem vagas. O programa terá 650 turmas distribuídas pelo Brasil.
As aulas serão voltadas para reduzir desigualdades de aprendizagem em matemática, língua portuguesa e ciências da natureza. Além disso, o curso oferece formação suplementar, com acompanhamento psicopedagógico, orientação acadêmica e oficinas de redação.
Bolsa
Os estudantes receberão uma bolsa de R$ 200 por mês durante oito meses, e o pagamento será feito pelas instituições logo após o início do curso. O MEC investirá R$ 115 milhões durante o ano, quantia que já inclui as bolsas para os alunos.
As aulas devem começar no início de abril de 2026.
*Com supervisão de Roberta Lopes
