As polícias civil e militar do Rio de Janeiro deflagraram uma operação contra o Comando Vermelho nesta quarta-feira (14). Os agentes cumpriram 51 mandados de busca e apreensão em endereços no Complexo do Chapadão, na Zona Norte da cidade, e em cidades do interior, como Teresópolis, na região serrana.

A ação foi coordenada pela Delegacia de Roubos e Furtos e a Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil, com apoio de policiais militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais, o Bope. O objetivo é combater crimes de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e receptação de bens roubados e furtados. Segundo a Polícia Civil, até o momento, 4 pessoas foram presas em flagrante e foram apreendidos fuzis, granadas, munições e coletes balísticos. Além disso, os policiais também encontraram materiais suspeitos em um ferro velho utilizado pelos criminosos.
De acordo com as investigações, a organização atuava tanto no tráfico de drogas quanto na receptação de cargas e veículos roubados no Chapadão, apontado como o núcleo das operações, e expandiam suas atividades para outros municípios, como Teresópolis, onde os criminosos mantinham esconderijos que funcionavam também como locais de armazenamento dos objetos ilícitos.
Segundo a polícia, além da ação armada, a organização criminosa também era responsável por alimentar transações financeiras suspeitas, em que se escondia a origem dos valores dos itens.
*Sob supervisão de Fábio Cardoso
