Um ciclone e uma frente fria avançam para estados das regiões sul e sudeste do país, e já a partir desta quinta-feira (29) devem provocar chuvas fortes.

A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia e indica que esse ciclone deve continuar atuando até o início da próxima semana, favorecendo a formação de um canal de umidade entre o Espírito Santo e Mato Grosso.
Já a frente fria traz maior risco de tempestade, inclusive com queda de raios e granizo, par a região metropolitana de Curitiba, o norte catarinense, o Vale do Itajaí e a região serrana de Santa Catarina.
A previsora Anete Fernandes, do Inmet, explica que estas condições climáticas estão sob influência da circulação de ventos, aliada à disponibilidade de umidade, o que intensifica a ocorrência das instabilidades, atingindo, também, estados da região centro-oeste...
Ainda segundo o Inmet, as áreas com maior risco de tempestade no sul do país, inclusive com queda de raios e granizo, incluem a região metropolitana de Curitiba, o norte catarinense, o Vale do Itajaí e a região serrana de Santa Catarina.
Enquanto o ciclone que deve se formar no litoral do sudeste pode provocar tempestades na cidade de São Paulo, durante a sexta-feira (30), com possibilidade de queda de granizo em grande parte do estado paulista e em municípios vizinhos de Minas Gerais, especialmente o Triângulo Mineiro.
No sábado (31), pode chover forte também no Rio de Janeiro. Há previsão de tempestade localizada entre o norte de Santa Catarina, o leste do Paraná e o sul de São Paulo.
