Governo deve enviar projeto para acabar com escala 6x1 após o Carnaval

Governo deve enviar projeto para acabar com escala 6x1 após o Carnaval

leandro santos
0

 


Brasília - 22.05.2023 - Foto da Fachada do Congresso Nacional, em Brasília. Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil
© ANTÔNIO CRUZ/ AGÊNCIA BRASIL

O governo deve enviar ao Congresso, logo depois do Carnaval, um projeto de lei com urgência constitucional para acabar com a escala 6x1. O tema, assim como a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, é prioridade neste ano para o presidente Lula. 

Atualmente, sete propostas discutem o assunto no Congresso Nacional. São quatro na Câmara, uma delas da deputada Érika Hilton; e três no Senado, incluindo a do senador Paulo Paim.  

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, prometeu acelerar o debate na Casa. Em entrevista à Agência Brasil, o senador Paulo Paim destacou que agora é o melhor momento para aprovar novas conquistas trabalhistas, já que é ano eleitoral e o assunto interessa a muita gente.

Pronto para votação

O texto no Senado está pronto para votação em plenário. A proposta determina o fim da escala de seis dias de trabalho por um dia de descanso e a redução da jornada de trabalho das atuais 44 horas para 36 horas semanais. Paim explica que redução para 36 horas beneficia mais de 38 milhões de trabalhadores

Já na Câmara, a subcomissão especial que analisa uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) aprovou a redução gradual da jornada máxima de trabalho de 44 para 40 horas semanais, mas rejeitou o fim da escala 6x1. 

Tags

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Tá bom, aceito!) #days=(20)

Aceite nossos termos de uso para melhor experiência! Leia aqui
Ok, Go it!