Receita investiga se houve quebra de sigilo de ministros do STF

Receita investiga se houve quebra de sigilo de ministros do STF

leandro santos
0

A Receita Federal começou a fazer um rastreamento nos seus sistemas para verificar se houve quebra de sigilo de dados de cerca de 100 pessoas, incluindo ministros do Supremo Tribunal Federal e seus familiares.

A lista conta com pais, filhos, irmãos e cônjuges dos dez ministros da corte.

Segundo o jornal Folha de São Paulo, o pedido de análise das informações foi feito pelo ministro Alexandre de Moraes.

O rastreamento começou em meio à crise institucional entre os Poderes e órgãos públicos provocada pela quebra e liquidação do Banco Master.

Revelações da investigação sobre o escândalo financeiro do banco de Daniel Vorcaro geraram desconfiança e suspeitas de vazamentos de informações protegidas por sigilo bancário e fiscal.

Integrantes do Supremo suspeitam que a Polícia Federal investigou ministros da Corte sem amparo da lei.

Por outro lado, investigadores da Polícia Federal consideram que decisões tomadas pelo ministro Dias Toffoli na relatoria do caso atrapalharam as apurações.

Na semana passada, Toffoli foi substituído na relatoria do caso Master pelo ministro André Mendonça.


Informações da reunião fechada que selou a saída do ministro acabaram vazando para imprensa.

Como não havia nenhum assessor na sala, alguns integrantes da Corte suspeitam que Toffoli tenha vazado as discussões para mostrar que tinha apoio da maioria dos colegas.

Segundo o jornal O Estado de São Paulo, o fundo de investimentos usado pelo dono do Banco Master para comprar parte da participação do ministro Toffoli no resort Tayayá movimentou 35 milhões de reais.]

As datas dos aportes, feitos pelo cunhado do banqueiro, o pastor Fabiano Zettel, são simultâneas à costura da sociedade entre o fundo e a empresa do ministro, a MARIDT.

Para o cientista político Murilo Medeiros, as denúncias contra o ministro aprofundam a degradação da imagem do STF como guardião constitucional:
Tags

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Tá bom, aceito!) #days=(20)

Aceite nossos termos de uso para melhor experiência! Leia aqui
Ok, Go it!