A volta às aulas está batendo à porta dos brasileiros, e, com ela, muitos pais e responsáveis se fazem a pergunta-chave: o que meu filho vai levar de merenda?

Sem muito tempo por conta da correria do dia a dia, a opção mais prática acaba sendo os sucos em caixinha e biscoitos recheados, além de outros ultraprocessados. No entanto, apesar da praticidade, esses produtos podem trazer riscos à saúde de quem os consome.
Refrigerantes, sucos, bolos e balas industrializados, biscoitos de pacote, pratos congelados e achocolatados são exemplos comuns de ultraprocessados. A pobreza dos nutrientes e alta concentração de açúcares, gorduras e aditivos são os principais perigos, conforme explica a nutricionista Ana Sílvia.
"Pensando nessa fase da vida que é especial, a adolescência, a infância, onde é uma fase de crescimento, a gente pode ter prejuízos aí no crescimento, no desenvolvimento adequado. E também, recentemente, algumas evidências científicas relacionam o consumo desses alimentos com algumas doenças crônicas importantes, como o diabetes, doenças cardiovasculares, hipertensão. Então, assim, problemas que, quando surgem ao longo da vida, eles podem permanecer até a vida adulta."
Por conta dos riscos, há um esforço nacional para impedir esses produtos sejam comercializados em escolas tanto da rede pública quanto privada, além de incentivar o consumo de alimentos saudáveis.
Em estados como o Rio de Janeiro, Ceará, Rio Grande do Sul e Mato Grosso, por exemplo, leis que impedem a comercialização e publicidade de produtos ultraprocessados em escolas públicas e privadas já estão em vigor.
Mas então como mudar os hábitos alimentares? Ana Silvia explica que alimentação saudável não precisa ser cara nem complicada.
"A gente tem que priorizar os alimentos in natura ou minimamente processados, né? Então, por exemplo, pão francês com recheio de ovo, queijo, sanduíche caseiro com frango, ou alimentos simples que a gente prepara em casa, que podem ser feitos junto com a criança, até isso estimula mais ainda a aceitação da criança, e podem ser levados para a escola na lancheira tranquilamente."
