O pagamento dos contemplados no primeiro lote de restituição do Imposto de Renda vai ser feito na próxima sexta-feira, 29 de maio. São R$ 16 bilhões para mais de oito milhões de contribuintes. A consulta foi aberta nesta sexta (22), para o maior lote de restituição já pago pela Receita Federal.

Quem entra como prioridade neste lote: idosos acima de 60 anos, pessoas com deficiência física, mental ou moléstia grave; quem tem o magistério como maior fonte de renda; e quem declarou com base na pré-preenchida, escolhendo a modalidade pix para receber a restituição.
Esses R$ 16 bilhões desta primeira leva equivalem a 40% das restituições previstas para este ano. Quem estiver dentro do primeiro lote deve aguardar o recebimento da restituição, na próxima sexta-feira, que deve ser feito ao longo de todo o dia “conforme o processamento de cada instituição financeira”. A orientação é esperar até o fim do dia para verificar os depósitos.
Quem não está dentro, deve aguardar as próximas consultas. O pagamento da restituição do segundo lote está previsto para 30 de junho, para nove milhões de contribuintes. Os demais em 31 de julho e 28 de agosto.
Para conferir o primeiro lote, ou o status da declaração, basta acessar o aplicativo da Receita Federal, ou o site gov.br/receitafederal.
