Piauí tem 1º dia de aula presencial após retomada na rede estadual - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

20 de out. de 2020

Piauí tem 1º dia de aula presencial após retomada na rede estadual

 


 Imprimir
  • seduc_aulas.JPGSeduc/Governo do Piauí
  • seduc_aula2s.JPGSeduc/Governo do Piauí
  • seduc_aula1s.JPGSeduc/Governo do Piauí
  • seduc_aula0s.JPGSeduc/Governo do Piauí
  • aulas_seduc.JPGSeduc/Governo do Piauí



Depois de sete meses, parte dos alunos da rede pública de ensino retornaram ao chão da escola nesta terça-feira (20) para as aulas presenciais. Desde março, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia do novo coronavírus, todos os alunos estavam com aulas 100% remotas no Piauí. 

A partir de hoje, o retorno às aulas presenciais será gradativo para evitar grandes aglomerações. Por isso, o ensino será híbrido, parte remoto e parte presencial, afirma a Secretaria Estadual de Educação (Seduc). Nesta semana, 70 escolas retomam as aulas presenciais; até o final de outubro, o número deve aumentar para 155 escolas. 

O Centro Estadual de Tempo Integral Raldir Cavalcante Bastos é uma das escola estaduais que retornou com as aulas presenciais nesta terça (20). Antes de iniciarem as aulas presenciais, cada escola precisa enviar um plano pedagógico de retomada com medidas de prevenção ao novo coronavírus à Seduc para aprovação.

O CETI Raldir Cavalcante Bastos está localizado na zona sudeste de Teresina. O diretor da unidade, Carlos Eduardo, afirma que neste primeiro momento a escola recebe somente 100 alunos das turmas de 3º ano, divididos em salas com até, no máximo, doze estudantes.

“Fizemos o plano de retomada, sanitizamos o ambiente escolar, realizamos as adequações necessárias, disponibilizamos material de higiene e os profissionais receberam capacitação. As aulas presenciais serão no turno da manhã e os alunos terão atividades complementares para casa. Vamos vencer juntos, e a educação está em primeiro lugar”, disse o diretor.

Em Castelo do Piauí, o Ceti Cônego Cardoso também retomou as atividades presenciais respeitando os protocolos sanitários. “Adequamos o pátio da escola para receber os alunos, estabelecemos o distanciamento entre as carteiras, fizemos a entrega dos kits com máscara, álcool em gel e orientações. Estamos prontos para esse novo normal”, disse a diretora Socorro Soares.

As aulas presenciais estão autorizadas para o 3ª série do Ensino Médio, VII etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e turmas para o Exame Nacional do Ensino Médio. 

Suporte e aulas remotas 

A Secretaria de Estado da Educação informa que realizou "capacitações com as equipes escolares para que todos estivessem aptos a receber os alunos nesse retorno, além de disponibilizar recursos financeiros para que as escolas pudessem adquirir material de higiene, equipamentos de proteção individual e fizessem a instalação de pias na entrada e a sinalização dos espaços. Ao todo, R$ 4 milhões foram distribuídos entre as escolas".

Além disso, "a Seduc fará a testagem para o coronavírus nos profissionais que estão envolvidos diretamente no retorno das aulas presenciais nas escolas, embora não estivesse previsto nos protocolos de retomada".

"O sistema de aulas remotas continuará para os alunos da rede estadual em todas as modalidades de ensino. As aulas presenciais não são obrigatórias e cada escola vai trabalhar de acordo com a sua realidade e condições. As escolas que estão em reforma, por exemplo, continuarão de forma remota. As escolas dos municípios que estão com alta nos casos da Covid-19, também não retornarão de forma presencial".

Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário