Residencial Parque Brasil para famílias do Lagoas do Norte será inaugurado - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

15 de out. de 2020

Residencial Parque Brasil para famílias do Lagoas do Norte será inaugurado

 Fotos: Divulgação PMT

A Prefeitura de Teresina inaugura, nesta sexta-feira (16), às 8h, o residencial Parque Brasil, obra construída em parceria com a Caixa Econômica para atender às famílias do Programa Lagoas do Norte e também uma parte das pessoas inscritas junto à Coordenação de Habitação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação. A solenidade contará com a presença do secretário nacional de Habitação, Alfredo dos Santos, membros da superintendência regional da Caixa, do prefeito Firmino Filho, além de secretários municipais, famílias beneficiadas e representantes do Congresso Nacional. 

O residencial possui 1.022 unidades, entre casas e apartamentos, e conta com uma infraestrutura completa de drenagem, rede de esgoto, abastecimento de água, ruas asfaltadas com capacidade para receber o sistema de transporte público, calçadas, áreas verdes, campo de futebol, lago, academia popular, praças e áreas destinadas à construção de escolas. Nas proximidades também existem escolas, hospital e Unidade Básica de Saúde. “São apartamentos e casas com área aproximada de 48 m², custando R$ 108 mil cada unidade. Um bem valioso situado numa área de expansão qualificada, em frente à avenida Poti Velho. Então, não tenho dúvidas de que será um dos belos empreendimentos da zona Norte”, destaca o prefeito Firmino Filho.

A obra teve investimento de mais de R$ 107 milhões. As famílias atendidas pelo Lagoas do Norte que irão para o residencial escolheram essa habitação dentre três opções de reassentamento oferecidas a elas. O novo residencial começou a ser construído em outubro de 2018 e o projeto foi desenvolvido pelos técnicos do Programa Lagoas do Norte, com enfoque na qualidade de vida dos seus habitantes. 

O residencial conta ainda com lotes destinados à construção de pontos comerciais para aquelas famílias que já possuem atividade comercial em suas regiões de origem. Um outro aspecto que diferencia o residencial é a estrutura urbana voltada para propiciar o trânsito de ônibus e estar dentro das normas e legislação em vigência em termos de acessibilidade e mobilidade urbana. “Esse é um projeto pioneiro, com elementos que não existem em outros empreendimentos de habitação popular”, afirma José João Braga, secretário municipal de Planejamento e Coordenação.

Além de famílias beneficiadas pelo Lagoas do Norte, também ocuparão parte das unidades famílias inscritas na Coordenação de Habitação da Semduh, parte delas em situação de vulnerabilidade e esperam por uma habitação há muito tempo. A iniciativa tem como finalidade diminuir o déficit habitacional na cidade. 

O Programa Lagoas do Norte integra a Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação e é financiado e acompanhado pelo Banco Mundial. Tem como principais objetivos melhorar  infraestrutura, resolver os problemas das enchentes, saneamento e cuidado com as lagoas existentes na região norte e a urbanização necessária para melhorar a qualidade de vida da população da zona norte. 

“Esse residencial é o sonho da casa própria para essas famílias que antes viviam em condições precárias. Muitas delas não tinham sequer banheiro. Então esse empreendimento representa a moradia digna, a certeza de que elas não terão mais problemas com enchentes”, ressalta Márcia Muniz, diretora geral do programa.

 

redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário