Filme 'Marighella' leva oito estatuetas no 21º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

11 de ago. de 2022

Filme 'Marighella' leva oito estatuetas no 21º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

 Foto: Lucas Ramos / AgNews

 "Marighella", o filme de estreia de Wagner Moura na direção, foi o grande vencedor do 21º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, realizado na noite desta quarta (10), com apresentação de Silvero Pereira e Camila Pitanga, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.

A história do guerrilheiro de esquerda ganhou oito das 17 estatuetas a que concorria, incluindo a de melhor longa-metragem de ficção. "Marighella" ganhou também os prêmios de primeira direção de longa-metragem; ator (seu Jorge, como Marighella); figurino (Verônica Julian); direção de arte (Frederico Pinto); som (George Saldanha, Alessandro Laroca, Eduardo Virmond LIma e Renan Deodato); direção de fotografia (Adrian Teijido) e roteiro adaptado (Felipe Braga e Wagner Moura).

O diretor subiu ao palco ao lado do filho, Bem Moura, 16, para receber a estatueta de melhor diretor estreante. Bem pediu para falar e disse que gostaria que todos soubessem o quanto o pai trabalhou para fazer o filme.

A produção de R$ 10 milhões estreou em novembro de 2021 nos cinemas brasileiros após uma série de adiamentos e um imbróglio envolvendo a Ancine supostamente causado pelo forte teor político da trama, que biografa o guerrilheiro comunista Carlos Marighella, morto pela ditadura militar.

"Eu quero dedicar esse prêmio à equipe, aos atores, aos produtores e a todo mundo que acreditou no filme", disse Moura. "Não escolhi um filme fácil para ser o meu primeiro", afirmou.

Ao receber o prêmio de melhor filme de ficção, o diretor disse que, se pudesse, trabalharia sempre com a mesma equipe e elenco de "Marighella".

"Fazer 'Marighella' não foi só fazer um filme", disse. "Teve tudo. Foi filmado em 2017 e lançado no ano passado", lembrou. A produtora Andrea Barata Ribeiro contou que até ameaça de invasão do set a equipe enfrentou para contar a saga do guerrilheiro.

O tom político da noite não estava apenas na produção vencedora de oito prêmios. Camila Pitanga cantarolou "A gente quer o Lula de novo", no ritmo do verso "ano passado eu morri, mas este ano eu não morro", hit de Belchior que acabara de ser intepretado por Silvero Pereira.

O público ligado ao cinema que lotava a Cidade das Artes começou então a entoar o "grito de guerra" pró-Lula. "De pé, né, gente", pediu Pitanga. A atriz foi atendida.

Outros premiados

  • Melhor longa-metragem comédia: "Depois a louca sou eu"
  • Melhor longa-metragem documentário: "A Última Floresta"
  • Melhor longa-metragem infantil: "Turma da Mônica - Lições"
  • Melhor direção: Daniel Filho, por "O Silêncio da Chuva"
  • Melhor atriz: Dira Paes, como Rita em "Veneza"

 

 Fonte: Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário