Servidores inativos nascidos em fevereiro têm até domingo para Prova de Vida - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

29 de abr. de 2023

Servidores inativos nascidos em fevereiro têm até domingo para Prova de Vida

 Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

Servidores públicos estaduais inativos, militares da reserva e pensionistas do Estado do Piauí, nascidos em fevereiro, têm até o próximo domingo (30) para realizar a Prova de Vida 2023, sob risco de suspensão do benefício previdenciário pago pela Fundação Piauí Previdência (Piauíprev).

A exemplo de anos anteriores, o procedimento é realizado de forma digital por meio do aplicativo MEU RPPS, disponível gratuitamente nas plataformas de celulares IOS e Android. Através dele, o beneficiário insere as informações, anexa os documentos e captura o movimento corporal exigido pela plataforma.

Prevista na lei 7.311/2019, a Prova de Vida é anual e obrigatória. Ela visa evitar o pagamento indevido de benefícios. A sua não realização implica em suspensão do benefício a partir de 30 dias após o fim do prazo.

Até o presente momento, 1.322 dos 3.298 beneficiários nascidos em fevereiro ainda não realizaram a Prova de Vida. “Sem essa prova, sem a certeza de que o servidor está vivo, suspenderemos o pagamento até o mês de junho. Então, peço a colaboração de todos para a realização da Prova de Vida, de forma que continuem a receber seus benefícios e não sejam prejudicados”, disse o superintendente de previdência da PiauíPrev, Marcos Steiner.

Os beneficiários nascidos em março e abril já podem fazer a Prova de Vida, tendo até os dias 31 de maio e 30 de junho para a sua realização, respectivamente. Já o prazo para os nascidos em maio tem início na segunda-feira (1º). Confira o cronograma completo abaixo:

Atualmente, a PiauíPrev paga cerca de R$ 205 milhões em 46 mil benefícios, sendo 36 mil aposentados e 10 mil pensionistas. O inativo ou pensionista que possuir mais de um benefício vinculado ao regime próprio do Estado do Piauí deverá proceder a Prova de Vida uma única vez. Caso o beneficiário seja também servidor estadual ativo, ele deverá selecionar, no aplicativo, a matrícula referente ao benefício, a fim de ter acesso à funcionalidade da prova de vida.

Não precisam realizar a Prova de Vida os servidores estaduais ativos, bem como os segurados inativos e/ou pensionistas que tiveram seu benefício implantado a partir de janeiro de 2023, assim como os detentores de pensão alimentícia descontada em benefício pago pela PiauíPrev.

 

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário