Uespi inaugura laboratório de informática no Campus Torquato Neto em Teresina - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

30 de abr. de 2023

Uespi inaugura laboratório de informática no Campus Torquato Neto em Teresina

 Foto: Divulgação

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) inaugurou, nesta quinta-feira (27), o novo Laboratório de Informática do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), no Campus Poeta Torquato Neto, em Teresina. O espaço será utilizado para apoiar atividades de ensino, pesquisa e cursos de extensão do centro, que, atualmente, conta com aproximadamente 2.211 alunos, 66 professores e 9 servidores.

O novo laboratório foi projetado pelo Departamento de Engenharia e Arquitetura da Uespi (Deng) e tem aproximadamente 53 metros quadrados, com 20 computadores que foram adquiridos com emendas parlamentares e contrapartida do Tesouro Estadual.

A Administração Superior da Uespi está empenhada na modernização tecnológica e já inaugurou quatro laboratórios nos Campi de Floriano e Corrente, e nos Centros de Tecnologia Urbanismo (CTU), Ciências da Natureza (CCN) do Torquato Neto. Ao todo, serão inaugurados 18 laboratórios.

Presente à cerimônia, o reitor da instituição, Evandro Alberto, falou que tem como meta a modernização da universidade para que todos possam ter acesso a essas melhorias e benefícios. “Hoje, nós estamos inaugurando o quinto laboratório de informática em minha gestão. Nós melhoramos a estrutura e a ampliação da internet para oferecer melhor qualidade de acesso e modernização no ensino aos alunos. A nossa meta é cada vez mais avançar nesse sentido, acompanhando o ritmo do governo do estado, de tecnologia e muito trabalho”, destacou o gestor.

Allen da Costa Araújo, diretor do CCSA, ressalta que o novo laboratório possui 20 computadores de última geração, com conexão cabeadas, que estabilizam melhor a ligação com a internet. “Esse novo espaço permite a execução, cada vez mais tecnológica, das pesquisas, fomentando mais essa iniciação. Também permite ao aluno o acesso a informação de uma maneira mais rápida, uma vez que esse laboratório é para o acesso da comunidade. Além disso, são todas máquinas de última geração, com estrutura suficiente para 20 alunos usarem de forma simultânea, contribuindo para aulas mais dinâmicas e apresentações de trabalhos”, acrescenta o gestor.

Para o coordenador de administração da Uespi, Marcus Sousa, atualmente, o uso de laboratórios de informática dentro das universidades é algo muito importante, principalmente pela necessidade do uso de programas específicos para computadores. “A instituição prova seu comprometimento com o aperfeiçoamento da comunidade acadêmica quando coloca à disposição do alunato esses equipamentos que servem de abertura para mais avanços educacionais”.

Pensando ainda nos benefícios do novo espaço, a aluna do terceiro período de Ciências Contábeis Glecilânia Tavares explica a importância da inauguração do espaço para a aulas práticas do curso. “Esse laboratório ajuda muito na minha formação, pois não podemos nos basear somente na parte teórica do nosso curso, mas também executar tudo na prática e, neste novo espaço, podemos treinar aquilo que ajuda a gente se a especializar no mercado de trabalho”, finaliza a estudante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário