Minas Gerais define nesta quarta (28) ações de controle da gripe aviária; estado tem três casos - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

28 de mai. de 2025

Minas Gerais define nesta quarta (28) ações de controle da gripe aviária; estado tem três casos

 


As autoridades sanitárias de Minas Gerais vão definir, nesta quarta-feira (28), as medidas que o estado adotará para conter a disseminação da gripe aviária, após a confirmação dos primeiros casos em território mineiro. As ações envolvem a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

Nessa terça-feira (27), o governo mineiro decretou situação de emergência sanitária animal devido ao risco de propagação da doença. O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado.

Os casos confirmados envolvem dois gansos e um cisne-negro silvestre, mantidos em um sítio na cidade de Mateus Leme, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. As aves não estavam em uma granja comercial. Em nota, a prefeitura reforçou que “não há motivo para pânico” e que “todas as medidas necessárias estão sendo rigorosamente cumpridas”.

 

O prefeito de Mateus Leme, Renilton Coelho (Republicanos), afirmou que o município está seguindo todas as orientações dos órgãos de vigilância sanitária. Segundo ele, as pessoas que tiveram contato com as aves infectadas estão sendo monitoradas.

“A princípio será feito o levantamento de quem teve contato com essas aves para definir as medidas de controle. Essas pessoas ficarão em quarentena, sob acompanhamento da Secretaria Municipal de Saúde”, explicou.

Com o decreto de emergência, o governo do estado poderá mobilizar recursos humanos, materiais e financeiros, além de reforçar ações de prevenção, contenção e enfrentamento à gripe aviária.

 Fonte Cidade verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário